SÃO JOSÉ

NOTÍCIAS

06abr
Ensino Médio

Tecnologia – Palestra “Mobilidade, Ubiquidade e Invisibilidade. Como consumir informações.”

Na noite desta quinta-feira, dia 05, aconteceu no Colégio Franciscano São José a palestra “Mobilidade, Ubiquidade e Invisibilidade. Como consumir informações.” Destinada aos alunos do Ensino Médio e ministrada pelo professor do IFRS – Campus Erechim, Paulo Henrique Santini.

 

Com um tema muito curioso e voltado para o futuro da tecnologia, o professor Paulo destaca:

 

“Ao longo dos últimos anos, tem-se observado a popularização do acesso à internet, bem como a massificação dos dispositivos móveis que se encontram no mercado, principalmente, notebooks, netbooks, smartphones e tablets. Atualmente, estes dois últimos têm se tornado mais acessíveis financeiramente, devido a diversificação de modelos desenvolvidos por fabricantes, além de apresentar uma gama de recursos disponíveis, entre eles: câmera digital, sensores, GPS, acelerômetro, conexões Wi-Fi, Bluetooth, telas de alta definição, dentre outros.

Cabe ressaltar que além dessa massificação dos dispositivos móveis, os usuários interagem com grande variedade de sistemas computacionais, os quais integram-se de forma transparente às suas vidas e que de uma forma ou de outra auxiliam na resolução de suas mais diversas atividades diárias.

Esse cenário é propício para a viabilização do paradigma da Computação Ubíqua, que vislumbra toda essa expansão no uso de dispositivos móveis, para transformar a computação em uma tecnologia onipresente, transparente e invisível, ou seja, o principal intuito é fazer com que o usuário usufrua destas tecnologias presentes no seu cotidiano, sem que perceba que está utilizando-a. Considerando que grande parte dos dispositivos estarão conectados em qualquer lugar, assim como a informação estará presente em qualquer lugar e a qualquer hora.

Desta forma, foi apresentado o desafio da Computação Ubíqua em tornar a internet e a tecnologia cada vez mais presente na vida das pessoas, combinada à tendência da mobilidade, que se torna mais forte a cada dia, em um futuro bem próximo deve transformar o modo como nos relacionamos e utilizamos os objetos comuns do nosso cotidiano, detalhando a parte teórica e exemplificando com situações práticas do cotidiano.”

 

 

 

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS