SÃO JOSÉ

NOTÍCIAS

27maio

Bullying é tema de aula do Proerd

Estudantes dos 5º anos, que frequentam o Programa desenvolvido pela Brigada Militar, aprendem a tomar decisões saudáveis para a vida

 

“Hoje é dia de Proerd!”. A frase ovacionada pelos estudantes do 5º ano do Colégio Franciscano São José dá o tom da aula semanal, ministrada pelo instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência e sargento da Brigada Militar, Emerson Andreis Santarém.

 

Nesta semana, a lição teve como tema o bullying. Durante a aula os estudantes assistiram ao filme que contou a história de Pedro, que passou por uma situação tensa, não querendo ir à escola e tendo náuseas e dor de cabeça por conta do colega Tião, que não gostava dele. Por meio do vídeo e de forma lúdica, sargento Santarém trabalhou o conceito e os tipos de bullying, que é um comportamento repetitivo prejudicial para maltratar alguém e pode ser físico, verbal, social ou cibernético. Os estudantes também foram orientados sobre a maneira correta de denunciar o bullying e buscar ajuda.

 

Instrutor do Proerd desde 2003, o policial militar explica que este trabalho é preventivo. “O Programa passou por uma mudança radical, pois por muitos anos sua atuação esteve focada nos efeitos e consequências das drogas, mas estudos mostraram que a eficácia não era tão almejada, então o alvo agora é auxiliar, de forma preventiva, a criança a tomar decisões saudáveis, agindo com segurança e de maneira responsável, dizendo não às drogas e a qualquer desvio de caminho nas mais variadas circunstâncias da vida”, comenta.

 

Sargento Santarém também observa que o trabalho realizado com os estudantes é voluntário. “Não recebemos nada por ele, a não ser mais trabalho, pois é preciso planejar e revisar cada lição, corrigir as redações que serão escolhidas para ser premiadas e tudo isso fora do horário de serviço, que envolve policiamento ostensivo na rua”, assinala.
Neste semestre, as aulas no Colégio Franciscano São José acontecem nas quartas-feiras e são ministradas a duas turmas de 5º anos. Para a diretora, Irmã Silvana Arboit, uma autoridade no assunto, de fora da escola e com sua experiência, ensinar o saber ouvir, fazer escolhas mais seguras tem outra conotação, fazendo assim a diferença para os estudantes.

 

Desde 1998 o Proerd é desenvolvido nas escolas do Rio Grande do Sul exclusivamente pela Brigada Militar por meio de policiais militares voluntários. Baseado no programa norte-americano DARE – Drug Abuse Resistance Education, desenvolvido em 1983 em Los Angeles (Califórnia), já é aplicado em outros 50 países envolvendo 60 mil policiais. Desde sua implantação no Estado, o Proerd já chegou a 451 municípios e formou mais de 500 mil alunos. De forma voluntária, policiais militares desenvolvem um trabalho educativo de prevenção, doando parte de seu tempo, semanalmente, para contribuir com a construção de um futuro melhor, principalmente, para as crianças.

NOTÍCIAS RELACIONADAS